Unidades Executoras

Laboratório de Imunorregulação (iREG)

O iREG estuda mecanismos de regulação da resposta imune em diferentes contextos. Atualmente, nosso trabalho está focado em duas áreas: 1- Estudo de mecanismos de regulação da resposta imune visando a descoberta de moléculas com aplicabilidade clínica; 2-Mecanismos de regulação do imuno privilégio pela microbiota comensal. Nesse contexto, os projetos em execução incluem: a) Regulação da ativação de linfócitos por células não imunes (modelo experimental); b) Relação desnutrição-microbiota-sistema imune (modelo experimental); c) Diarreias Associadas à Antibióticos (AAD) (humanos); d) Transplante de Microbiota Intestinal (humanos).

Trabalhamos em colaboração com laboratórios de diferentes centros e do Hospital Universitário da nossa universidade, assim com vários outros laboratórios em diferentes instituições no Brasil. Nossos colaboradores internacionais incluem colegas no Baylor College of Medicine-BCM e nos National Institutes of Health-NIH dos Estados Unidos da América.

Chefe do Laboratório:

Dr. Carlos Rodrigo Zárate-Bladés

Membros:

Lucas de F. Soveral (Doutorando)

Camilo Fernandes (Doutorando)

Isis M. A. Melo (Mestranda)

Izadora B. Frizzo (Mestranda)

Elisa C. Pires (Iniciação Científica)

Gabriela G. Korczaguin (Iniciação Científica)

Pedro Henrique S. Schmidt (Iniciação Científica)

O Laboratório de Imunorregulação encontra-se na Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP – CCB novo), bloco A (8º andar), sala 801, próximo à prefeitura da UFSC


Laboratório de Microbiologia Molecular Aplicada (MIMA)

Dra. Thaís Cristine Marques Sincero

Membros: Izadora B. Frizzo (Doutoranda PPGFar)

O laboratório de Microbiologia Molecular Aplicada encontra-se no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago – Universidade Federal de Santa Catarina/Subsolo/Setor de serviço de análises clínicas.

Contato: (48) 3721 5080


Laboratório de Saúde Materno-Infantil (SMILAB)

 

 

 

 


Laboratório de Imunologia Aplicada (LIA)

Fundado em 2004, realiza pesquisas na área de HIV/Aids, desenvolvimento de novas vacinas contra diferentes doenças infecciosas e análise das interações entre microbioma e hospedeiro. O tema de HIV/Aids está focado em epidemiologia molecular e no estudo de fatores que conferem proteção natural contra o HIV; no tema vacinas há ênfase em diferentes vetores vacinais e diferentes formulações de adjuvantes. O estudo do microbioma pretende aprofundar o conhecimento dos efeitos da disbiose no equilíbrio saúde/doença, em particular para patologias com um componente imunológico e em intervenções médicas com componentes imunobiológicos, como é o caso das vacinas.

O Laboratório de Imunologia Aplicada encontra-se na Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP – CCB novo),  8º andar, sala 803, próximo à prefeitura da UFSC

Chefes do laboratório 

Prof. Dr. Aguinaldo Pinto

Prof Dr. Oscar Bruna-Romero

Membros


Grupo de estudos em Biotecnologia e Imunoquímica de Lipídios – GeBIL

Chefe do laboratório:

Prof Dr. Carlos Arterio Sorgi

Membros:


Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) (Hospital Universitário – UFSC)

Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a internação do paciente, que se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. A infecção hospitalar é um dos maiores problemas enfrentados nos hospitais e por profissionais da saúde e a principal medida para controle das infecções é a higienização das mãos realizada de forma correta nos momentos indicados. Controlar a infecção é garantir a qualidade dos serviços e atendimentos prestados dentro da instituição. O SCIH é o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, implantado de acordo com as normas da vigilância sanitária, é responsável por executar as atividades definidas pela CCIH (Comissão de Controle de Infecção hospitalar). O SCIH desenvolve ações em conjunto com a CCIH, visando prevenir ou reduzir a incidência ou a gravidade das infecções hospitalares.