Sobre o CCDis

Você já ouviu falar de “disbiose”? Esse termo se refere a uma quebra no balanço delicado entre os bilhões de microrganismos que habitam as superfícies internas e externas do nosso corpo. Vários fatores podem levar a disbioses, por exemplo, fatores genéticos, dietas desequilibradas e principalmente a utilização de antibióticos.

Ao longo dos últimos anos, pesquisas vêm demonstrando que a disbiose, principalmente a disbiose intestinal, mas também a disbiose vaginal, da pele e do pulmão, está intimamente associada com várias doenças, que vão desde obesidade e inflamações intestinais até diabetes e autismo. Os estudos apontam que microrganismos que vivem em harmonia com o organismo humano (comensais) ajudam a regular o nosso sistema imunológico e quando ocorre a disbioses (perda dos comensais), ocorre simultaneamente uma desregulação do sistema imunológico, propiciando o aparecimento de doenças variadas.

 

Mas porque sofremos de disbiose? Como podemos combater seus impactos? E mais importante ainda, como podemos reverter os quadros de disbiose e beneficiar pessoas que sofrem com essas doenças?

 

Essas e outras questões relacionadas à disbiose são os focos de estudo do nosso Centro de Controle de Disbiose (CCDis). Conheça mais sobre o nosso trabalho e sobre os nossos projetos visitando o site.